Portugal conta este ano com 431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul, mais 32 do que em 2021, com um aumento de praias fluviais distinguidas com o galardão, anunciou na passada quinta-feira a Associação Bandeira Azul Europa (ABAE).
No ano em que a Bandeira Azul assinala 35 anos, o Algarve é novamente recordista com 86 praias galardoadas, todas elas costeiras, em 13 dos 16 concelhos, tendo a praia de Dona Ana, em Lagos, saído da lista de galardoadas.
O Algarve Primeiro questionou o Presidente da Câmara Municipal de Lagos, sobre a praia de Dona Ana, não hastear a Bandeira Azul em 2022. Hugo Pereira avançou que o problema está detetado, encontra-se em resolução e tem a ver com a água da ETAR de Lagos. «Na cidade em alguns pontos onde o nível do mar, está acima do saneamento, as condutas podem eventualmente deixar entrar água salgada, criando ali alguma dificuldade no tratamento, o que pode levar por vezes a que o mesmo não seja 100% eficaz e que faça baixar ligeiramente a qualidade da água em situações muito pontuais mesmo quase raras», mas que são suficientes para aparecer nas análises.
O autarca assegura que «de modo algum está em risco a saúde dos banhistas, porque a qualidade da água na praia continua a ser boa ou mesmo muito boa».
A previsão é que dentro de um a dois anos, com o investimento que está a ser feito por parte da Águas do Algarve na ETAR de Lagos, a situação fique definitivamente resolvida. O edil afirmou que a praia de Dona Ana vai continuar a ter tudo, como se tivesse a Bandeira Azul, «tudo aquilo que as outras praias têm, em termos de qualidade, segurança e de controle, vai ser exatamente igual».
O responsável explicou que não foi formalizada a candidatura à Bandeira Azul, para a praia de Dona Ana, «porque os indicadores são exigentes e percebemos que a situação nesta praia, é a mesma que já aconteceu noutras duas, não há muito tempo, nomeadamente na praia da Batata e do Camilo, em que a água não era excelente e foi o suficiente para não reunir os requisitos para hastear a Bandeira Azul».
Sobre o investimento na ETAR de Lagos, o edil revelou que vai aumentar muito a sua capacidade de resposta, além de ficar preparada para reutilizar água tratada para rega, uma das soluções que o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve pressupõe.
Em 2022, o concelho de Lagos tem
3 praias com Bandeira Azul: Praia da Luz, Porto de Mós e Meia Praia.