Sociedade

Mais de 1500 militares vão apoiar a limpeza das florestas este sábado

Foto:Marinha Portuguesa
Foto:Marinha Portuguesa  
Cerca de 1585 militares dos três ramos das Forças Armadas participam este sábado, dia 24 de março, numa iniciativa conjunta com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Autoridade Nacional de Proteção Civil para apoiar a limpeza de florestas.

 
Esta iniciativa insere-se no âmbito das medidas de prevenção de fogos florestais previstas pelo governo, no seguimento dos fogos que assolaram o país no ano passado. 
 
Estas ações irão abranger diversos locais de norte a sul do país, de duas formas distintas. Numa, 587 militares irão atuar de forma descentralizada em diferentes localidades, numa coordenação direta entre as unidades a que pertencem e as diferentes autoridades locais (Comandos Distritais da ANPC, representantes do ICNF e representantes dos Municípios). 
 
Na outra, 938 militares atuam de forma conjunta, incidindo em especial nas áreas do Distrito de Setúbal (entre a Serra da Arrábida e a Costa Vicentina), Viseu (Serra do Castro), Marinha Grande (Mata Nacional de Leiria), Aveiro (S. Jacinto), Cascais e Sintra, Lagos (Barão de S. João), Portalegre (Serra de S. Mamede) e Loulé.
 
Nas ações conjuntas, para além dos militares, as Forças Armadas disponibilizam também meios pesados de engenharia, nomeadamente máquinas de rasto, operadas por militares distribuídos por diferentes zonas.