Sociedade

Município de Loulé já arrancou com programa que assinala o 25 de Abril

 
A Câmara Municipal de Loulé celebra o 44º aniversário da Revolução do 25 de Abril com um programa de atividades sociais, culturais e desportivas.

 
As iniciativas começaram ontem à noite com “Cantar a Liberdade”, por Afonso Dias, no Pólo da Biblioteca em Quarteira. Tratou-se de um recital de poesia cantada em que se revisitaram as palavras de Sidónio Muralha, Joaquim Namorado, Sophia de Mello Breyner Andresen, Manuel Alegre, Egito Gonçalves, Ary dos Santos, Natália Correia, Alexandre O’Neill, entre outros, e onde se pretendeu recordar as canções de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, Francisco Fanhais e Rui Mingas.
 
A autora de um dos mais emblemáticos poemas evocativos do 25 de Abril esteve esta manhã em destaque na Biblioteca Municipal de Loulé que recebeu a cerimónia de entrega de prémios do 12º Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen, iniciativa conjunta de Lagos e Loulé, destinada a alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Região do Algarve, com o objetivo de incentivar para a leitura das obras desta escritora.
 
É também nesta Biblioteca que, nos dias 23 e 24 de abril, das 10h00 às 14h00, decorre a iniciativa pedagógica “Histórias da Liberdade”. Direcionada para os alunos do 1º Ciclo, a atividade visa falar sobre este momento tão importante na história contemporânea portuguesa.
 
Na véspera do aniversário da Revolução dos Cravos serão duas as propostas culturais: às 14h30, na Biblioteca Municipal de Loulé, o espetáculo “Quem quer ser Saramago, pela Andante Associação Artística, para alunos do ensino secundário; e às 21h30, no Cine-Teatro Louletano, o concerto de Ricardo Ribeiro “Canta José Afonso”.
 
A manhã do dia 25 de abril arranca com o tradicional hastear da Bandeira e desfile dos Bombeiros Municipais e música da Banda Artistas de Minerva. A cerimónia decorre em frente aos Paços do Concelho, às 10h00.
 
Segue-se, às 11h00, a sessão solene comemorativa do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Loulé, no Edifício Engº Duarte Pacheco, que terá como tema “Participação Cívica e Política”. Para além das várias intervenções, a atuação do Grupo Coral Infantil de Loulé será um dos momentos altos desta sessão.
 
Ainda no âmbito do 44º aniversário do 25 de Abril, a aldeia de Alte recebe mais um mítico Passeio/Maratona BTT que este ano assinala 20 anos de existência. Com início pelas 9h00, este programa desportivo apresenta quatro propostas para os participantes: pequeno percurso familiar (cerca de 18Km), Passeio Clássico (32Km), Meia-Maratona (48Km) e Maratona (74Km).