Sociedade

Município de Silves inaugurou requalificação do Mercado de São Bartolomeu de Messines e já trabalha nos de "Armação e de Pêra"

Fotos - Algarve Primeiro
Fotos - Algarve Primeiro  
Foi inaugurada esta manhã, a obra de requalificação do Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines, na presença da presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, do representante da CCDR Algarve, Aquiles Marreiros, da presidente da Junta de Freguesia local, Carla Benedito, entre outros convidados.

 
 
A obra que arrancou em abril 2022, e que requalificou a área interior e exterior do mercado, representa um investimento superior a 1,7 milhões de euros, cofinanciados pelo CRESC Algarve 2020 em 680 mil euros.
 
Na cerimónia de inauguração, a presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, disse que a requalificação do mercado, beneficiou "muito as condições de venda dos comerciantes e produtores locais", referindo que desde a pandemia, e enquanto decorreram as obras, em que os lojistas e comerciantes foram transferidos para um local provisório, ficaram isentos do pagamento de licenças no valor total de 42 mil euros. 
 
 
 
Para o representante da CCDR, a requalificação deste Mercado Municipal "cumpre uma função importante, num território com as características da vila e no contexto do interior da região do Algarve". Segundo Aquiles Marreiros, a intervenção "permite criar uma nova centralidade", potenciando além da função principal, outras equivalentes, tendo sido uma aposta do PO Algarve 2020 e agora no 2030. Sobre os fundos europeus, explicou que o plano de ação dos recursos endógenos tem continuidade no programa 2030, e se no quadro 2020 tinha cerca de 8 milhões de euros, a região alocou 32 milhões de euros para potenciar estes territórios. "É uma aposta clara do programa regional do Algarve, nesta região, haja capacidade dos atores locais e tenho de sublinhar que estamos aqui na presença de excelentes executantes ao nível dos fundos comunitários", admitiu, lembrando outra obra já concretizada: a requalificação do Mercado de Silves.
 
 
Para Rosa Palma, o projeto permite "dar outra dimensão ao mercado, para que as pessoas se sintam inseridas num equipamento que está centralizado, ganhe outras valências, que tenha novas dinâmicas, e que seja um espaço de convívio".
 
A autarca falou da equipa que integra o seu executivo, "que trabalha para que as coisas aconteçam", realçando que da parte da CCDR há o reconhecimento de que o Município de Silves, "consegue, concretiza e faz trabalho de qualidade na procura de financiamento". A responsável adiantou que a autarquia já está a trabalhar no programa 2030, para "requalificar outros mercados como o de Armação e o de Pêra", anunciou.  
 
         
 
O mercado integra a Rede Regional de Mercados Locais, projeto que visa o desenvolvimento de ações de dinamização direcionadas à revitalização do comércio, produtos e produtores locais.