Sociedade

Museu do Traje de São Brás de Alportel é agora um "Museu para Todos"

 
 
O Dia Internacional dos Museus foi assinalado em São Brás de Alportel com a inauguração do projeto "Um Museu para Todos", desenvolvido no Museu do Traje de São Brás de Alportel, ao abrigo da linha "Turismo Acessível, do programa "Valorizar" do Turismo de Portugal.

A cerimónia que foi presidida secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, contou com um representante do Turismo de Portugal, Presidente da Região de Turismo do Algarve, Presidente do Instituto Nacional de Reabilitação, uma comitiva da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), o Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Algarve; a Diretora Regional de Cultura do Algarve e a Diretora Regional da Segurança Social.
 
A visita aos vários espaços do Museu do Traje permitiu dar a conhecer as exposições patentes, além das diversas adaptações e novidades introduzidas no Museu no âmbito deste projeto que vem enriquecer a área turística e patrimonial do concelho.
 
Conforme explica o autarquia em nota emitida ao Algarve Primeiro, o projeto que incluiu a eliminação de barreiras arquitetónicas, a criação de espaços de experimentação, a correção de pavimentos e a disponibilização de informação acessível contou com um investimento total na ordem dos 152 mil euros, concretizada com o apoio do Município de São Brás de Alportel e um financiamento do Turismo de Portugal.
 
 
Na sua intervenção, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, Júlio Pereira, explicou que o Museu do Traje tem sabido afirmar-se na e para a comunidade acolhendo mais de 30 grupos dedicados a diversas iniciativas e áreas artísticas e culturais.
 
Para o responsável, essa afirmação resulta também de um trabalho constante em que o Museu se tem reinventado e adaptado como é o caso desta nova fase do "Museu para todos" que sublinha estar em plena harmonia com a missão da Santa Casa. "A visita a um museu é sempre enriquecedora e queríamos que fosse assim para todos", frisou.
 
"É bom ver esta casa repleta de atividade. Queremos ver nos museus espaços dinâmicos como este", salientou a secretária de Estado da Inclusão na sua intervenção. Recordando a sua primeira visita a São Brás de Alportel em 2016 durante a inauguração da primeira fase da rede de percursos pedonais, Ana Sofia Antunes mostrou-se satisfeita com o percurso percorrido deste então, inclusivamente com recurso a financiamentos que permitiram entre outras medidas adequar os serviços públicos às necessidades de todos os utentes.
 
"É uma honra perceber que de uma linha de apoio que lançámos (...) surgem projetos como este", comentou acrescentando que o objetivo é dar dignidade às pessoas e criar acessibilidade para todos em qualquer contexto. "A promoção da acessibilidade para todos constitui um eixo prioritário na estratégia do Município, presente em todas áreas e projetos... não é já uma dimensão, mas uma forma de agir num trabalho contínuo", afirmou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro que admite que esta é uma área de trabalho contínuo em que "a primeira barreira a ultrapassar é a mudança de mentalidades".
 
"Pensar o turismo é pensar nas acessibilidades, nas condições que oferecemos aos nossos visitantes para que possam usufruir do nosso território de forma plena", acrescentou, salientando que esta é uma jornada que São Brás de Alportel abraçou e em que Vitor Guerreiro espera que o concelho possa ser referência na área do turismo acessível.
 
Satisfeita com a implementação do projeto que o Turismo de Portugal apoiou, a sua representante Helena Ribeiro disse que muitos aspetos e boas práticas que tornam este museu único serão divulgadas pelo Turismo de Portugal.
 
Anatília Jara, representante da ACAPO Algarve mostrou-se satisfeita com o trabalho realizado e pretende trazer a este espaço mais utentes da associação. Admitindo que o trabalho na área das acessibilidades é contínuo, apresentando disponibilidade da associação para colaborar com projetos nesta área.
 
A visita prosseguiu ainda até ao Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel onde a secretária de Estado teve oportunidade de comprovar os trabalhos de adaptação para a promoção da mobilidade e acessibilidade realizadas no Posto Municipal de Informação Turística e uma visita à Santa Casa da Misericórdia que deu a conhecer o projeto inovador na área do apoio domiciliário a idosos "Apoio COmVIDa".