Sociedade

Saiba como Lagos celebra os 449 anos sobre a sua elevação a cidade

 
O município de Lagos preparou programação diversificada para assinalar a efeméride, que decorrerá entre os dias 27 e 29 de janeiro. Espetáculos, apresentação de um livro sobre gastronomia de Lagos, inauguração de uma exposição de artistas locais e uma visita guiada e palestra alusivas ao marco histórico são algumas das propostas para celebrar a data, conforme anota a autarquia em comunicado.

Foi a 27 de janeiro de 1573 que El Rei D. Sebastião, homenageado através da escultura de João Cutileiro na Praça Gil Eanes, reconheceu Lagos através da sua elevação a cidade, processo iniciado em 1504 com a atribuição do Foral por D. Manuel I. Este reconhecimento acabaria por reforçar a cidade como uma das mais importantes localidades da História de Portugal, em especial no período dos Descobrimentos portugueses.
 
Para assinalar a efeméride, a programação começa a 27 de janeiro, pelas 17h00, com a apresentação do livro "Baía de Lagos – Comida do Mar" no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI, numa homenagem à gastronomia local intimamente ligada ao mar. No mesmo dia, pelas 19h00, a Orquestra Clássica do Sul apresenta o concerto "Contrastes e Afinidades", uma interpretação de temas dos génios Bach, Stravinsky e Mozart.
 
No dia 28, pelas 21h30, Salvador Sobral sobe ao palco com o seu novo trabalho, "bpm" no Centro Cultural de Lagos.
 
O dia 29 terá atividades ao longo do dia. De manhã, uma visita guiada "Lagos, D. Sebastião e Memórias". Pelas 15h00, no Centro Cultural de Lagos, os historiadores Artur de Jesus e José António Martins falarão sobre o tema na palestra "Lagos, Terras do Infante, D. Sebastião e o Sebastianismo".
 
​Ainda pelo Centro Cultural, será inaugurada a exposição do LocalARTE, projeto que visa apoiar e promover a comunidade artística local. Serão quarenta e nove os artistas participantes a ter as suas obras expostas até 19 de março.
 
A programação fecha com a exibição da curta-metragem "Memórias do Futuro", projeto elaborado pela associação cultural "A Caravana" nas cidades de Lagos, Santarém e Sever do Vouga que simboliza um tributo a todas as avós e à sua experiência e memórias.
 
Nestes três dias de celebrações, o Município abre portas aos equipamentos museológicos do concelho, com entradas gratuitas e a possibilidade de fazer uma visita ao renovado Museu de Lagos Dr. José Formosinho.