Sociedade

Secretária de Estado da Administração Interna esteve em Albufeira para reunião sobre o Contrato Local de Segurança

 
 
 
A secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, esteve reunida na passada sexta-feira com o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, no edifício dos Paços do Concelho.

 
Sobre a mesa, esteve o Contrato  Local de Segurança, assinado com os Municípios do Algarve no final de 2016 e cujo programa pressupõe reuniões individuais com as Câmaras Municipais, tendo sido esta a primeira no Distrito de Faro. 
 
Os objectivos do Contrato  Local de Segurança passam pela prevenção da delinquência Juvenil, pelo reforço da visibilidade policial, a redução da vulnerabilidade social, a eliminação do factores desencadeadores do crime e a promoção da cidadania e da igualdade de género.
 
Presentes nesta reunião estiveram ainda o responsável pela Polícia Municipal de Albufeira, o comandante distrital da GNR e o respectivo delegado concelhio. 
 
O Contrato  Local de Segurança envolve vários departamentos governamentais já que para ser desenvolvido é necessário, em primeiro lugar, uma elaboração do diagnóstico Local de Segurança realizado pela comissão Interministerial e a Comissão Coordenadora que também irá formular um Plano de Ação a partir do qual caberá ao Núcleo Operacional com a supervisão da Comissão Coordenadora implementar as medidas necessárias.
 
Carlos Silva e Sousa, considerou ter sido “extremamente útil esta reunião, na medida em que foram abordadas questões para a melhoria da segurança, com repercussões positivas para a actividade turística. Deste modo, em conjunto, iremos desenvolver medidas preventivas e de controle, reunindo diversas forças, como a Guarda Nacional Republicana, a Polícia Municipal e o SEF – Serviço de Estrangeiro e Fronteiras”.