Sociedade

União das Freguesias de Faro organiza Mercado das Alcaçarias

 
A União das Freguesias de Faro informou que vai reativar na próxima 6ª feira (dia 10) um mercado secular, que ocorria entre a atual Rua das Alcaçarias e a atual Praça da Liberdade (Praça da Pontinha).

 
Conforme explica nota da União de Freguesias, após a conquista de Faro em 1249, D. Afonso III, com receio que os mouros criassem bolsas exteriores de resistência, permitiu a sua fixação nos arrabaldes da povoação. Essa área concedida chamava-se Mouraria e aí os árabes criaram uma zona de mercados diários (as alcaçarias) que ganharam grande importância económica a nível local, para árabes, judeus e cristãos. Eram nestes mercados onde estes três povos podiam conviver e efectuar as suas trocas comerciais e as alcaçarias foram ganhando cada vez mais importância até que no reinado de D. Manuel I estes mercados já eram considerados o grande centro mercantil de Faro.
 
Neste sentido e de forma a reativar este mercado secular, a União das Freguesias de Faro vai organizar o Mercado das Alcaçarias.
 
Para isso, de acordo com Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, "esta Junta vai promover na Praça da Pontinha (antigo local das alcaçarias) todas as sextas-feiras e sábados, entre as 19h e as 24h, um mercado de cariz medieval e islâmico, de colecionismo, antiguidades, velharias, bijuteria, ourivesaria e produtos endógenos de forma a fomentar um local privilegiado de venda de artesanato, produtos e objetos antigos, para além de procurar promover a história e a identidade de Faro".
 
Para já a União das Freguesias pretende realizar 6 edições deste mercado, nas seguintes datas:
 
1ª Edição – 10 e 11 de agosto
2ª Edição – 17 e 18 de agosto
3ª Edição – 24 e 25 de agosto
4ª Edição – 31 de agosto e 1 de setembro
5ª Edição – 7 e 8 de setembro
6ª Edição – 14 e 15 de Setembro
 
A entrada é livre e estão previstos alguns apontamentos artísticos e culturais ao longo destas 6 edições.