Sociedade

Vila do Bispo:Veleiro francês afunda-se resultando numa vítima mortal

 
O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, coordenou, durante esta manhã uma operação de assistência a um veleiro de bandeira francesa, com cerca de 10 metros de comprimento, embatendo nas rochas, entre a praia do Zavial e a praia das Furnas, no concelho de Vila do Bispo.

 
Conforme refere comunicado da Autoridade Marítima, o alerta foi recebido pelas 06h50, informando da existência de um veleiro naufragado, tendo sido, de imediato, enviado para o local meios da Estação Salva-vidas de Sagres, a embarcação salva-vidas "SR33" e uma mota de água, bem como, por terra, agentes do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos.
 
A Autoridade Marítima diz que no local "foi possível avistar um veleiro com grandes danos estruturais, em situação de afundamento, localizado numa zona onde não era possível o acesso quer por terra ou pelo mar".
 
Do sinistro resultou uma vítima, um homem de nacionalidade francesa, de 76 anos de idade, que foi recuperado da água pelo operador da mota de água e transferido para a embarcação salva-vidas, onde se iniciaram manobras de reanimação.
 
O homem foi transportado para a Estação Salva-vidas de Sagres, onde continuaram as manobras de reanimação por equipas do INEM e Bombeiros de Vila do Bispo, mas sem sucesso, tendo sido declarado o seu óbito no local.