Tavira

Jorge Botelho

 
Jorge Manuel do Nascimento Botelho, natural e residente em Tavira, é casado e tem uma filha.

 
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, fez o estágio da Ordem dos Advogados e exerceu na cidade de Tavira, tendo efetuado posteriormente uma pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade do Algarve. É Inspetor Principal da carreira de Inspeção Superior da Segurança Social. 
 
Militante da Juventude Socialista e do Partido Socialista, desempenhou diversos cargos políticos regionais e locais, tendo feito parte do Secretariado da Federação Regional do PS-Algarve, bem como da Seção Concelhia de Tavira, à qual preside desde 2006. 
 
Entre 1996 e 2000, desempenhou as funções de Vogal do Conselho Diretivo do Centro Regional de Segurança Social do Algarve, passando a Diretor Distrital do Centro Distrital de Faro, entre 2001 e 2002 e de Maio de 2005 a Outubro de 2009. 
 
A nível autárquico foi, desde 1997, membro da Assembleia Municipal de Tavira, eleito pelas listas do Partido Socialista e foi coordenador da respetiva bancada entre 2001 e 2009. Entretanto, foi membro da Assembleia Metropolitana do Algarve e da Assembleia Inter-Municipal do Algarve. 
 
Desde 19 de Outubro de 2009 desempenha as funções de Presidente da Câmara Municipal de Tavira, acumulando os cargos de Presidente do Conselho de Administração da TAVIRAVERDE – Empresa Municipal de Ambiente, E. M., membro do Conselho de administração da ALGAR – Valorização de Resíduos Sódios, S. A., presidente da Assembleia Geral da ALSUD, Presidente da Assembleia Geral da Associação Musical do Algarve e vogal do Conselho Executivo da Administração da Região Hidrográfica do Algarve. 
 
O edil tavirense, acumula funções de presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve desde 2013.
 
Em 2013 candidatou-se a novo mandato pelo PS à autarquia de Tavira e venceu as eleições.
 
Em 2017 candidatou-se ao terceiro e último mandato e também venceu. 
 
A 6 de outubro de 2019, foi eleito deputado pelo PS nas Eleições Legislativas,(Círculo Eleitoral de Faro) e nomeado Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local no segundo governo de António Costa.
 
Em 2020 acumulou o cargo de Secretário de Estado com o de coordenador regional no combate à Covid-19 no Algarve.
(+) Tavira

Ana Paula Martins

João Rodrigues

Josué Nunes

José Graça