Sociedade

Município de Albufeira quer ter mais nadadores salvadores e a solução passa por novo curso

Foto - Tânia Dimas
Foto - Tânia Dimas  
O Município de Albufeira quer ter mais nadadores salvadores e por isso promove, em parceria com as escolas vocacionadas para o efeito, um novo curso nesta área.

As provas de admissão decorreram no passado dia 7 de junho, sendo que as aulas serão nas Piscinas Municipais (práticas) e na Escola Secundária (teóricas). O vereador responsável pelas praias, Rogério Neto, diz que nunca são em demasia os “bons profissionais de salvamento aquático nas nossas praias”, ao passo que o presidente da Câmara Municipal, afirma que “somos um concelho de mar, propício a esta formação”, esperando ter os novos profissionais no ativo já neste época balnear.
 
Promovido pelo Município de Albufeira em parceria com a Aquaform, a admissão dos candidatos ao curso de Nadadores Salvadores, tem a garantia de qualidade formativa da 4EMES, uma das primeiras escolas certificadas pelo ISN - Instituto de Socorros a Náufragos, para a formação deste curso, tendo realizado, segundo nota da Câmara, cerca de 140 cursos de nadador salvador, entre 2016 e 2020, incidindo nas regiões centro, grande Lisboa e sul do país.
 
O Município de Albufeira procedeu à divulgação deste curso, nomeadamente na Escola Secundária de Albufeira e espera ter bons resultados, Segundo o vereador responsável pela área das praias, Rogério Neto: “Albufeira~tem já nadadores salvadores de grande profissionalismo, mas não são os suficientes, pois as horas extraordinárias não devem ser uma prática numa atividade que exige uma excelente preparação física e mental”. Os futuros formandos têm que ter mais do que 18 anos de idade e perfil adequado, físico e psíquico, atestado por um médico.
 
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, espera que diversos jovens sejam aceites nesta formação, habilitando-se ao curso de Nadador Salvador, “que é um curso certificado e reconhecido pelo Instituto de Socorros a Náufragos para prestar serviço em piscinas públicas, praias concessionadas e outros locais com práticas aquáticas com a obrigatoriedade de vigilância. Somos um concelho de mar, propício a esta formação e estes profissionais fazem muita falta e nós temos esperança de poder contar com os novos formados ainda na presente época balnear”.
 
A autarquia diz que estes cursos têm uma elevada taxa de empregabilidade, «com uma excelente saída profissional para os jovens que, através deste curso de nadador salvador, têm a possibilidade de trabalhar não apenas em períodos sazonais, mas cada vez mais ao longo de todo o ano».
 
Em Albufeira, o curso tem início na próxima segunda-feira, dia 14.