Desporto

47.ª Volta ao Algarve em Bicicleta apresentada esta manhã em Faro

 
A apresentação da 47.ª Volta ao Algarve em Bicicleta realizou-se esta manhã no Anfiteatro do Parque Ribeirinho de Faro.

Realizada por norma em fevereiro e de ter sido agendada para 17 a 21 desse mês, a Volta ao Algarve teve de ser adiada para maio, devido à pandemia de covid-19, disputando-se de 5 a 09 de maio.
 
Em Faro, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, referiu que «tivemos uma luz que nos iluminou na escolha da nova data da corrida. A Volta ao Algarve vai coincidir com o fim do estado de emergência e com a retoma e, a nível desportivo, foi possível atrair um pelotão brutal, com 25 equipas, sendo sete WorldTeam, oito ProTeam e dez continentais. Teremos equipas e ciclistas de todos os principais mercados emissores de turismo para o Algarve. A prova será transmitida pela Eurosport 1 e, em Portugal, também pela CMTV, líder de audiências no cabo. Esta prova une a região e orgulha o Algarve e é também um orgulho para a Federação Portuguesa de Ciclismo, porque é o evento com maior projeção internacional que organizamos. A Volta ao Algarve é uma corrida linda. Mal termina uma edição já estamos com saudades», sublinhou.
 
João Fernandes, Presidente do Turismo do Algarve assinalou que a Volta ao Algarve «acontece sempre no timing certo. Em fevereiro é uma referência do início da temporada. Desta vez, em maio, marca o arranque do desconfinamento europeu. É um evento com enorme notoriedade. Em 2020, só em Portugal, garantiu um retorno mediático superior a 11 milhões de euros. Esta nossa parceria com a Federação vai além da Volta ao Algarve e já permitiu o lançamento de um guia de percursos cicláveis do Algarve, adaptado aos turistas, aos praticantes de lazer, mas também aos profissionais».
 
Custódio Moreno, Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude considerou que o evento «representa a festa da rua, o desporto que permite ao público assistir sem sair de casa. É uma feliz conjugação o patrocínio da camisola branca, de melhor jovem. Junta-se no mesmo prémio as duas razões de ser do IPDJ, o desporto e a juventude. O Delmino Pereira faz o que um dirigente desportivo deve fazer, é genuíno e consegue mobilizar os outros para os seus projetos».
 
Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, destacou a Federação Portuguesa de Ciclismo, «que fez um esforço muito grande para que a corrida se realizasse em condições de segurança. Merece os parabéns por isso, mas também pelo trabalho que realizou ao longo dos anos e que permitiu criar uma enorme notoriedade para a Volta ao Algarve».
  
 
A 47.ª Volta ao Algarve, contará com 25 equipas, sete das quais WorldTeam, oito ProTeam e dez de categoria Continental.
 
Entre as formações que visitam o Algarve, estão as duas melhores do ranking mundial coletivo, a belga Deceuninck-Quick-Step e a britânica Ineos Grenadiers. Também irão participar a número cinco do mundo, a UAE Team Emirates, e a sexta mais bem colocada no ranking, a alemã Bora-hansgrohe. 
 
A francesa AG2R Citroën Team regressa à Volta ao Algarve, após uma ausência de oito anos da corrida portuguesa. O contingente WorldTeam completa-se com duas equipas que são presença habitual nas estradas algarvias, a gaulesa Groupama-FDJ e a belga Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux.
 
O ciclismo espanhol será representado pelas quatro ProTeams do país, Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA, Equipo Kern Pharma e Euskaltel-Euskadi. De França chegam dois conjuntos do segundo patamar internacional, Delko e Team Arkéa-Samsic. A belga Bingoal Pauwels Sauces WB e a estadunidense Rally Cycling também estão entre as ProTeam convidadas.
 
A Volta ao Algarve será também uma oportunidade para as equipas portuguesas medirem forças com coletivos internacionais numa corrida ProSeries. Por isso, participam os nove blocos Continentais do país: Antarte-Feirense, Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, Efapel, Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-LA Sport, Louletano-Loulé Concelho, Rádio Popular-Boavista, Tavfer-Measindot-Mortágua e W52-FC Porto.
 
O pelotão completa-se com uma equipa Continental vinda de fora, mas com grande importância para o ciclismo português, a estadunidense Hagens Berman Axeon, porta de entrada no ciclismo internacional para muitos dos portugueses que hoje evoluem no WorldTour, como João Almeida, Rúben Guerreiro e os gémeos Ivo e Rui Oliveira. A equipa comandada por Axel Merckx apresenta-se no Algarve com os dois portugueses que tem no plantel de 2021, Diogo Barbosa e Pedro Andrade.
 
Etapas
5/05/2021: Lagos - Portimão, 189,5 km
6/05/2021: Sagres - Fóia, 192,8 km
7/05/2021: Faro - Tavira, 203,1 km
8/05/2021: Lagoa - Lagoa, 20,3 km
9/05/2021: Albufeira - Malhão, 170,1 km