Saúde

António Pina quer que "todos os olhanenses disponham de médico de família”

 
 
O ministro da Saúde esteve esta segunda feira em Olhão onde, em conjunto com o presidente da autarquia, oficializou a transferência de competências na área da Saúde. Manuel Pizarro e António Miguel Pina assinaram o auto, que produz efeitos já a partir de 1 de fevereiro.

Assim, a autarquia faz saber em nota enviada à comunicação social, que vai passar a ter competências na área da gestão e manutenção dos imóveis e da frota automóvel, bem como, no que diz respeito aos recursos humanos, nomeadamente, assistentes operacionais. Sob a alçada do Ministério continuam os médicos, enfermeiros e restante pessoal.
 
A assinatura do auto de transferência de competências inseriu-se na iniciativa "Saúde Aberta", do Ministério da Saúde, durante a qual os governantes percorreram a totalidade dos concelhos do Algarve, para conhecer as unidades e investimentos em curso e dialogar com a população, profissionais de saúde, órgãos dirigentes do Serviço Nacional de Saúde e autarcas.
 
Em Olhão, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, fez-se acompanhar pelo executivo municipal numa visita ao Centro de Saúde, onde teve oportunidade de trocar impressões com os profissionais.
 
Na ocasião, o presidente da autarquia, António Miguel Pina, teve oportunidade de transmitir ao governante as suas preocupações neste domínio, nomeadamente o facto de existirem, ainda 7 mil olhanenses sem acesso a médico de família.
 
Uma falha que o autarca gostaria de ver colmatada: “no que depender do Município, e apesar de o pessoal médico e de enfermagem não passar para o domínio das competências municipais, tudo faremos para criar condições para que todos os olhanenses disponham de um médico de família”.
 
António Miguel Pina referia-se, em concreto, à disponibilização, por parte da autarquia, de um espaço onde possa vir a ser criada mais uma Unidade de Saúde Familiar, disponibilidade essa que foi transmitida esta segunda-feira aos responsáveis máximos do ministério da Saúde.