Sociedade

Concluído estudo prévio do projeto de requalificação do salva-vidas da Fuseta

 
Em comunicado, o município de Olhão informa que está concluído o estudo prévio de arquitetura do projeto de reabilitação e musealização do edifício do Instituto de Socorros a Náufragos da Fuseta.

O município sublinha que para o avanço deste processo, foi realizada uma primeira avaliação «minuciosa» do estado de conservação do edifício «mais icónico da vila», durante o qual, «através do recurso às mais modernas tecnologias, se fez o diagnóstico e a avaliação do seu estado de conservação, quer estrutural, quer construtivo».
 
Refere o mesmo comunicado que, o estudo prévio foi apresentado ao presidente da autarquia, António Miguel Pina, e ao vereador das Obras Públicas, Ricardo Calé, seguindo depois para as entidades que detêm a tutela do salva-vidas, para que a sua posse seja definitivamente transferida para o município, que, só então, poderá avançar com a intervenção.
 
Segundo a edilidade, a requalificação do edifício histórico prevê a sua reparação estrutural, reabilitação arquitetónica e funcional e posterior transformação daquele espaço nom polo museológico que, sob a alçada do Museu Municipal de Olhão, será o Centro Interpretativo da Paisagem e do Património.
 
A Estação de Socorros a Náufragos da Fuseta foi construída em pleno Estado Novo, na segunda metade do século XX. Em 1996, as chaves foram entregues pelo Instituto de Socorros a Náufragos à direção-Geral do Património do Estado, tendo estado fechado desde então.