C

Crioterapia

A Crioterapia é uma técnica usada recentemente para tratamentos de vária ordem.

 
O fundamento da crioterapia é a aplicação do frio como forma de tratamento de inúmeros problemas de saúde.
 
Para tal, são utilizadas diversas técnicas, sendo que, a câmara destinada à crioterapia que funciona a -110°C e cujos tratamentos têm a duração de 3 minutos, é a que tem suscitado mais curiosidade.
 
De um modo geral, a crioterapia é um grupo de diversas técnicas e procedimentos na Fisioterapia no qual se aplica baixas temperaturas em regiões locais ou gerais do corpo.
 
Knight define a crioterapia como "terapia com frio" a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulte em remoção do calor corporal, diminuindo, assim a temperatura dos tecidos.
 
A crioterapia reúne uma grande quantidade de técnicas específicas que utiliza o frio na forma, liquida (água), sólida (gelo) e gasosa (gases) com o propósito terapêutico de retirar o calor do corpo industrializado a um estado de hipotermia, para favorecer uma redução da taxa metabólica local, promovendo uma diminuição das necessidades de oxigénio da célula.
 
 Para que seja atingido o resfriamento muscular em indivíduos magros, necessita-se de um tempo curto, sendo que, em obesos o período de aplicação deve ser prolongado e ajustado pelos especialistas para assegurar o mesmo efeito final.
 
A crioterapia aplica-se através de métodos como: spray (todos os tipos), cubos de gelo, compressas, criomassagens, crioalongamento, criocinética, aparelhos dentais e imersão.
 
A Crioterapia é uma técnica utilizada para destruição de lesões dos orgãos e da pele, sejam elas benignas ou não, pré-malignas e malignas, através de congelamento. A destruição ocorre por formação de cristais de gelo intra e extracelular levando a uma série de reações e alterações osmóticas, dano às membranas celulares e à microcirculação da pele.
 
A Criocirurgia é o termo mais actual quando se usa uma substância refrigerante, como o nitrogénio líquido o qual é aplicado por meio de pistola spray.
 
Esta técnica ficou mais conhecida através do craque Cristiano Ronaldo, aquando foi divulgado pela imprensa que o jogador usava a crioterapia para manter a forma e o bem-estar que os fãs conhecem.