Colesterol

 
Cada vez mais na ordem das preocupações dos sujeitos, o problema do colesterol é transversal à cultura, idade e sexo, assentando sobretudo nos hábitos de vida e na dieta levada a cabo pelos indivíduos.

 
Assim, importa saber em detalhe o que é o colesterol, quais os seus perigos e apresentar um conjunto de sugestões que, sempre acompanhadas pelo médico assistente, poderão proporcionar uma melhor qualidade de vida. 
 
O que é o Colesterol? 
 
O colesterol é uma gordura essencial existente no nosso organismo que tem duas origens: uma parte produzida pelo próprio organismo, em particular o fígado, e outra parte obtida através da alimentação, em particular pela ingestão de produtos animais, como a carne, os ovos e os produtos lácteos. 
 
O organismo necessita de colesterol para produzir as membranas (paredes) celulares, hormonas, vitamina D e ácidos biliares, que ajudam a digerir os alimentos. 
 
No entanto, o nosso organismo precisa de apenas de uma pequena quantidade de colesterol para satisfazer as suas necessidades. Quando o colesterol está em excesso, deposita-se nas paredes arteriais, constituindo placas que reduzem o calibre dos vasos, dificultando o afluxo de sangue aos órgãos e tecidos do corpo. 
 
Tipos de colesterol: 
 
O colesterol circula no sangue ligado a uma proteína. Este conjunto colesterol - proteína é, designado por Lipoproteína que se caracterizam por altas, baixas ou muito baixas. Esta proporção é determinada, em geral, pela relação entre as proteínas e as gorduras, o que determina a sua densidade. 
 
Assim, importa perceber que, as Lipoproteínas de baixa densidade (LDL), vulgarmente conhecidas como o “mau” colesterol devido ao facto de ser aquele que se deposita na parede das artérias e que poderá conduzir á ateroesclerose. 
 
Neste sentido, quanto mais altas forem as LDL no sangue, maior é o risco de doença cardiovascular.
 
As Lipoproteínas de alta densidade (HDL): também conhecidas por colesterol “bom”, que tem como papel a limpeza das artérias, pelo que quanto mais altas forem menor risco há de surgir doença cardiovascular Lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL): são semelhantes às LDL, mas contendo mais gordura e menos proteínas 
Triglicéridos: são um outro tipo de gordura que circula no sangue ligada às VLDL. Uma alimentação excessivamente rica em calorias, açúcares ou álcool eleva os triglicéridos, aumentando o risco cardiovascular. 
 
Como reduzir o colesterol e o risco de doença cardiovascular? 
 
Existem algumas soluções que podem beneficiar e regular o bom funcionamento do organismo: 
 
•Reduzir o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e colesterol. Estamos a falar em produtos animais, nomeadamente na carne vermelha e nos produtos lácteos não desnatados 
 
•Praticar regularmente exercício. A actividade física aumenta o colesterol das HDL, para além de ajudar a controlar o peso, a diabetes e a pressão arterial, factores de risco importantes de doença cardiovascular 
 
•Deixar de fumar. Para além de toda uma série de malefícios para a saúde, o tabagismo desce o colesterol das HDL. Felizmente ao deixar de fumar as HDL voltam a subir. 
 
•Tomar a medicação prescrita pelo seu médico. 
 
Como tratar o colesterol alto? 
 
O objectivo do tratamento é o de diminuir o risco de doença cardiovascular, através da redução do colesterol das LDL e subida das HDL. 
 
É importante referir que o controlo dos níveis de colesterol deve assentar numa dieta saudável rica em fibra vegetal e pobre em gorduras saturadas, colesterol e ácidos gordos transformados. 
 
Estes são essencialmente produtos manufacturados a partir de óleos vegetais, tais como algumas margarinas sólidas à temperatura ambiente e óleos utilizados para fritar. O controlo do peso, a actividade física regular e não fumar são companheiros indispensáveis da dieta. 
 
O recurso a medicamentos, quando necessários, deve ser decidido e acompanhado pelo médico assistente, que leva em conta, não só os valores do colesterol, como também o risco global, determinado com base na idade do doente, no sexo, na pressão arterial, na HDL e no tabagismo.