Sociedade

Equipa algarvia representa Portugal no Campeonato do Mundo de Desporto Canino em França

 
João Paulino e Afonso Coelho preparam-se para competir de 5 a 12 de Outubro num dos mais complexos e exigente campeonatos do mundo de trabalho canino na WUSV.

 
 
A equipa do HappyDog Center conseguiu garantir a presença de dois representantes que irão agora erguer a bandeira de Portugal na cidade francesa de Haguenau, durante este campeonato do mundo.
 
Para este apuramento os membros da equipa do “Happy Dog Center”, situada em Pêra, (Silves), contaram “com um grande trabalho da equipa do centro de treino”.
 
Em média formar um cão para competir a nível mundial demora cerca de 3 anos, e é necessário um intenso e regrado treino diário, informa nota da equipa.
 
A coordenadora nacional da modalidade, Cláudia Miranda explica que esta modalidade de desporto canino “envolve três disciplinas práticas que visam seleccionar o carácter equilibrado dos cães. 
 
É através dessas provas que é possível testar o temperamento e a coragem dos cães, bem como a capacidade técnica dos treinadores para ensinarem os seus cães a executar exercícios de forma correta e harmoniosa”. 
 
Nuno Onofre, médico veterinário responsável pelo acompanhamento e preparação dos cães da selecção nacional, compôs um detalhado plano adaptado e individualizado para cada participante de forma a potenciar as suas prestações durante o mundial. 
 
Explicou ainda que o acompanhamento médico, o treino monitorizado e a alimentação regulada, são fatores fulcrais para melhorar os desempenhos físicos e mentais na prova.
 
Também o presidente do clube do Pastor Alemão em Portugal (PACP), José Ferreira, comentou que esta participação no mundial “é um orgulho” e que foram necessárias muitas “horas de dedicação e competência para atingir o nível apresentado”, afirmando o apoio do clube à selecção nacional, antes, durante e após o mundial. 
 
Além do apoio do PACP, a dupla conta ainda com o patrocínio da ESEGUR, empresa de segurança, sem a qual esta participação no mundial seria muito mais difícil.
 
Estarão presentes 126 participantes de todos os continentes para disputar um renhido campeonato onde apenas os melhores treinadores do mundo podem entrar.
 
Todo o trabalho e etapas da prova poderão ser acompanhados diariamente através do website oficial da competição em www.wusv2014.com.