Saúde

Espaço Saúde 360º Algarve promove sessão informativa sobre “Saúde Mental e Bem-estar no Idoso”

 
“Saúde Mental e Bem-estar no Idoso” é o mote da próxima sessão informativa, enquadrada na atividade ‘’Saúde em Dia’’, promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve. A sessão decorre no próximo dia 16 de setembro, pelas 14h30, em parceria com o Projeto Recriar em Comunidade – Espaço Intergeracional e Comunitário (antigo centro de dia da Freguesia de Cachopo, Município de Tavira).

A importância do autocuidado, as consequências a curto, médio e longo prazo da pandemia na saúde mental, as boas práticas para promover a saúde mental e o bem-estar dos cidadãos, assim como, mecanismos de apoio existentes, para dar resposta a estas questões, são alguns dos tópicos que estarão em discussão durante a iniciativa, informa o projeto. 
 
“É importante alertar para a importância do autocuidado e debatermos o impacto da pandemia na saúde mental, ao mesmo tempo que pretendemos alertar e informar as pessoas para estes problemas, que estão na ordem do dia. Será um momento de partilha de ideias e uma conversa aberta sobre os sintomas, as causas, assim como formas de cuidar e proteger a nossa saúde mental”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve, que orientará a próxima sessão em Cachopo.
 
A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral.
 
Em comunicado, a Plataforma Saúde em Diálogo, explica que o Espaço Saúde 360º Algarve é um projeto financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020 e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, que decorre até dezembro de 2022.
 
O objetivo passa por esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos errados. Para isso, conta com o apoio de profissionais de saúde e de associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a literacia em saúde no seio da comunidade idosa do Algarve.