Sociedade

Já "nasceu" a Confraria Gastronómica da Serra do Caldeirão

 
No passado dia 9 de Novembro firmou-se a escritura pública da nova Confraria Gastronómica da Serra do Caldeirão, na Cooperativa Agrícola dos Montes Novos, concelho de Loulé, onde marcaram presença mais de meia centena de pessoas.

 
Esta Confraria materializou-se pela vontade comum de um grupo de pessoas em preservar, defender e promover a cultura, biodiversidade
e gastronomia da Serra do Caldeirão.
 
A Confraria conta com cerca de 40 confrades aderentes que serão entronizados a confrades efetivos no 1º Capítulo que se realizará no mês de Maio em São Brás de Alportel.
 
A Comissão Instaladora da Confraria é composta por 4 elementos (Gonçalo Mesquita, Marlene Guerreiro, Cláudio Lima e Ivo Belchior Dias) e será apadrinhada pela Confraria do Atum (Vila Real de Santo António) e pela Confraria do Medronho – Os Monchiqueiros (Monchique).
 
A confraria tem definido estatutariamente que as Câmara Municipais que abrangem a área geográfica da Serra do Caldeirão (Alcoutim, Almodôvar, Loulé, São Brás de Alportel, Silves e Tavira) são consideradas automaticamente confrades de honra visto serem entidades que na sua essência e ação diária vão ao encontro dos objetivos desta confraria.
 
Conta também com apoios e parcerias de diversas entidades onde se destacam a Associação In Loco e o Agrupamento 1330 - SBA dos Escuteiros.