Sociedade

Loulé assinala Dia Internacional da Juventude no parque municipal com animação e sensibilização

 
A alimentação saudável e o impacto das redes sociais na sociabilização dos jovens constituem duas das temáticas que serão abordadas no programa que o Município de Loulé preparou para assinalar o Dia Internacional da Juventude, na próxima sexta-feira, dia 12 de agosto.

A autarquia avança em nota divulgada, que entre as 10h00 e as 00h00, o Parque Municipal de Loulé será palco de um conjunto de iniciativas de carácter cultural, recreativo ou desportivo. O evento irá decorrer em dois momentos, com atividades para cada público-alvo: o primeiro, destinado aos participantes do programa municipal “Férias para Todos”, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, entre as 10h00 e as 16h00; o segundo, aberto a todos os jovens com idades entre os 15 e os 29 anos, no período compreendido entre as 21h00 e as 00h00.
 
Teatro, poesia, leitura, escrita criativa, artes circenses, sustentabilidade, dança, artes marciais, natação, râguebi, percurso de orientação ou jogos desportivos diversos serão algumas das atividades previstas. No parque estarão espalhados insufláveis.
 
Está prevista ainda animação musical e artes de rua com a Associação Artística Satori, o grupo Contemporâneo Fusion, o Quarteto de Clarinetes da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, o “Seiktokas” (dinâmica de percussão com o público por Sérgio Almeida), um momento de hip-hop e a atuação do DJ “Worrior”. 
 
A autarquia irá aproveitar o dia, para apresentar alguns dos seus projetos diretamente ligados aos jovens, sensibilizando-os para matérias que têm espacial importância junto das gerações mais novas como é o caso das alterações climáticas e sustentabilidade ambiental, da proteção civil ou da responsabilidade alimentar. Neste âmbito, será realizada uma apresentação sobre as redes sociais e o impacto que pode ter na vida dos jovens.
 
No que respeita à promoção de hábitos alimentares saudáveis, serão desenvolvidos workshops através dos projetos “Marmitando” e “Prato Certo”, que permitirão saber quais os melhores alimentos e os seus benefícios, como devem ser confecionados, como ler os rótulos alimentares para interpretar a percentagem de açúcares e gorduras saturadas presente nos alimentos ou ainda a importância da higienização dos alimentos e das mãos.
 
Os Bombeiros, Proteção Civil e GNR levarão algumas mensagens sobre segurança e socorro dentro da comunidade.
 
Também as questões ligadas a emergência climática e proteção ambiental vão estar em foco, nomeadamente através de iniciativas que visam a defesa da biodiversidade e dos habitats, promovidas pelo Centro Ambiental.
 
Refira-se que 2022 é o Ano Europeu da Juventude, iniciativa que pretende colocar em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor - mais ecológico, inclusivo e digital.