Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Mário Centeno

Mário Centeno
Imprimir Partilhar por email
01-12-2015 - 22:38
Tomou posse em novembro de 2015 como ministro das finanças do Governo de António Costa, e tem despertado muita curiosidade nos mais variados quadrantes.
 
Mário Centeno, nasceu em Olhão e tem 48 anos.
 
É economista, viveu a infância e adolescência em Vila Real de Santo António e, desde então, o seu percurso tem conhecido uma ascensão notável.
 
É ministro das finanças do XXI governo constitucional e, naturalmente merece destaque no espaço “Figuras da nossa terra”.
 
Nasceu a 9 de dezembro de 1966, é independente e, desde há vários anos que tem dado a conhecer a sua posição sobre o mercado de trabalho português.
 
Mário José de Gomes Freitas Centeno, é licenciado em Economia e mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade Técnica de Lisboa, e doutorado em Economia pela Universidade de Harvard.
 
Foi economista do Banco de Portugal, a partir de 2000, e diretor-adjunto do Departamento de Estudos Económicos deste, de 2004 a 2013. 
 
Entre 2004 e 2013, foi também membro do Comité de Política Económica da União Europeia. 
 
De 2007 a 2013, foi presidente do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento das Estatísticas Macroeconómicas, no Conselho Superior de Estatística. É ainda professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão.
 
Em Vila Real de Santo António, residia perto da Praça Lutegarda Guimarães de Caíres que homenageia a poetisa e socióloga natural da então vila e que poderá ter “inspirado” Mário Centeno na procura de mais conhecimento. Foi para Lisboa aos 15 anos para continuar os estudos, no Liceu Patrício Prazeres, seguindo-se o ISEG. A universidade de Harvard foi o limite (até ao momento).
 
É o mentor do programa económico do PS, defende uma política de crescimento pelo estímulo ao consumo interno, que permita a reconstrução do aparelho produtivo.
 
Alerta há anos que a segmentação entre trabalhadores muito protegidos e trabalhadores quase sem proteção está no centro dos problemas do mercado de trabalho português.
 
Mário Centeno foi no dia 4 de dezembro de 2017, eleito para a presidência do Eurogrupo, tornando-se assim o terceiro líder da história do fórum de ministros das Finanças da Zona Euro.
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Manuela Sabino



-

Patrícia Amado



-

Celeste Martins (Moncarapacho)



-

António João Eusébio (Moncarapacho)



-

Manuel Cajuda



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Camião que transportava garrafas de gás despistou-se na Via do Infante

Camião que transportava garrafas de gás despistou-se na Via do Infante

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Plataforma Algarve Livre de Petróleo organiza festa solidária

Plataforma Algarve Livre de Petróleo organiza festa solidária

ver mais
 
Coral Feminino "Outras Vozes" canta a sua história no Teatro Lethes

Coral Feminino "Outras Vozes" canta a sua história no Teatro Lethes

ver mais
 
Banda Filarmónica de São Brás de Alportel promove desfile de Natal

Banda Filarmónica de São Brás de Alportel promove desfile de Natal

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio