Vila Real de Stº António

Mário Centeno

 
Tomou posse em novembro de 2015 como ministro das finanças do Governo de António Costa.

 
Mário Centeno, nasceu em Olhão a 9 de dezembro de 1966.
 
É economista, viveu a infância e adolescência em Vila Real de Santo António e, desde então, o seu percurso tem conhecido uma ascensão notável.
 
Foi ministro das finanças do XXI governo constitucional.
 
Mário José de Gomes Freitas Centeno, é licenciado em Economia e mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade Técnica de Lisboa, e doutorado em Economia pela Universidade de Harvard.
 
Foi economista do Banco de Portugal, a partir de 2000, e diretor-adjunto do Departamento de Estudos Económicos deste, de 2004 a 2013. 
 
Entre 2004 e 2013, foi também membro do Comité de Política Económica da União Europeia. 
 
De 2007 a 2013, foi presidente do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento das Estatísticas Macroeconómicas, no Conselho Superior de Estatística. É ainda professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão.
 
Em Vila Real de Santo António, residia perto da Praça Lutegarda Guimarães de Caíres que homenageia a poetisa e socióloga natural da então vila e que poderá ter “inspirado” Mário Centeno na procura de mais conhecimento. Foi para Lisboa aos 15 anos para continuar os estudos, no Liceu Patrício Prazeres, seguindo-se o ISEG. A universidade de Harvard foi o limite (até ao momento).
 
Foi o mentor do programa económico do PS, defende uma política de crescimento pelo estímulo ao consumo interno, que permita a reconstrução do aparelho produtivo.
 
Alerta há anos que a segmentação entre trabalhadores muito protegidos e trabalhadores quase sem proteção está no centro dos problemas do mercado de trabalho português.
 
Mário Centeno foi no dia 4 de dezembro de 2017, eleito para a presidência do Eurogrupo, tornando-se assim o terceiro líder da história do fórum de ministros das Finanças da Zona Euro.
 
Em 9 de junho de 2020, foi anunciado pelo Primeiro-ministro António Costa, a exoneração de Mário Centeno como Ministro das Finanças.
 
Em 16 de julho de 2020, foi nomeado como novo governador do Banco de Portugal, sucedendo a Carlos Costa, cujo mandato terminou em 8 de julho, depois de 10 anos no cargo. No dia 20 de julho, Mário Centeno tomou posse como Governador do Banco de Portugal.
(+) Vila Real de Stº António

Álvaro Araújo

Ana Viegas

Amaro Antunes

Susana Travassos

João Miguel Pereira