De 13 a 20 de maio, decorre a Semana do Município de Loulé, com um conjunto de atividades para comemorar mais um aniversário que se assinala na Quinta-Feira de Ascensão/Dia da Espiga (no dia 18).
As celebrações arrancam a 13 de maio, sábado, com o 24º aniversário da elevação de Quarteira ao estatuto de cidade. A inauguração do Edifício Sociocultural de Quarteira, na Praça do Mar, e a assinatura de um protocolo entre o Município de Loulé e a GNR no âmbito da segurança em Vilamoura, são as principais iniciativas previstas.
A Cerca do Convento do Espírito Santo, em Loulé, irá receber todas as sessões públicas integradas no programa, num espaço que será aberto à população em geral. A primeira acontece a 15 de maio, pelas 17h00, com a cerimónia de entrega dos Prémios IAPMEI e a distinção de empresas do concelho com o estatuto PME Líder/ PME Excelência.
Também os funcionários da autarquia serão reconhecidos e, à semelhança dos últimos anos, os trabalhadores com 25 e 35 anos de casa irão receber uma medalha. A cerimónia acontece dia 17, pelas 18h00.
No dia 18, terá lugar o hastear da bandeira e, a partir das 10h00, realiza-se a cerimónia solene, em que o autarca Vítor Aleixo fará um balanço do trabalho realizado.
Ainda durante a manhã, o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários Associação Portuguesa de Escritores/CM Loulé será atribuído a Miguel Esteves Cardoso. O autor vai estar em Loulé para receber este galardão que é já uma referência no que toca a este género literário, e que nesta edição distingue o livro “Independente Demente”
No período da tarde, as atenções viram-se para o interior do concelho e para a freguesia de Salir, onde decorre a Festa da Espiga. Música, gastronomia, artesanato e boa disposição são motivos para uma visita à localidade, enfatiza nota da autarquia.
No dia 20 de maio, pela manhã, o antigo presidente da Junta de Freguesia de Almancil João Martins e o dirigente associativo Hermes Alberto darão nome a duas ruas na vila de Almancil, homenagem realizada a título póstumo a duas personalidades que se destacaram na freguesia do concelho.
O programa comemorativo encerra com mais uma entrega de medalhas aos agraciados que, este ano serão 15 personalidades, numa cerimónia que acontece no dia 20 de maio, pelas 15h30, conclui a edilidade.