Monchique foi umas das 49 mesas pré-finalistas, candidatas às 7 Maravilhas à Mesa.
Foram submetidas 182 candidaturas e seleccionadas as 49 mesas que passaram à próxima fase, entre elas Monchique.
De acordo com nota de imprensa do Município, a mesa candidata "é fruto de saberes e de usos e costumes seculares transmitidos de geração em geração, com pratos confeccionados à base de carne de porco preto resultando em muitas receitas típicas, que mantêm o genuíno gosto da tradição".
Anote a receita principal dos sabores de Monchique:(descrição da nota de imprensa da autarquia)
Pão Caseiro de Monchique
Uma marca na gastronomia local, o pão caseiro é amassado à mão, com pouco fermento e cozido em forno de lenha.
Tiborna de Chouriça
Uma tradição durante as matanças do porco, a tiborna é feita com o pão caseiro acabado de sair do forno, coberto com chouriça de porco preto, e vai ao forno por alguns momentos polvilhado com orégãos.
Sopa de Feijão
A base tradicional da alimentação de Monchique é a sopa. Colocam-se na panela todos os legumes da época, algum feijão, e deixa-se ferver longamente em fogo lento.
Javali Estufado com Cogumelos Silvestres da Serra de Monchique
Este prato representa a realidade cinegética do concelho onde predomina a caça grossa (javali e veado). Os cogumelos, que também abundam na nossa serra em grande número e variedade, compõem um prato rico e genuíno, com sabores inigualáveis da Montanha Sagrada, que encerra em si muitos segredos da culinária local, associada a produtos de qualidade e próprios deste local.
Milhos Aferventados
Dada a originalidade e antiguidade na preparação dos milhos, a sua morosa e antiga forma de cozinhar, onde é misturada cinza na sua confeção, traduzem-se num processo singular, que confere um sabor único ao ingrediente base deste prato: os milhos.
Aguardente de medronho
Os medronheiros crescem principalmente nas vertentes voltadas a norte das serras, por serem as mais húmidas. O seu fruto, uma drupa de forma esférica e cor vermelha quando madura, é colhida no outono e dá origem ao famoso medronho de Monchique.
A "Estila"
Fabrico da aguardente de medronho.
Fermentado por meio de enzimas naturais é, em seguida, vagarosamente destilado em alambiques de cobre, uma tarefa que muitas vezes se prolonga por dias e noites. A aguardente tem um sabor próprio, muito apreciado pelos conhecedores e, quando envelhecida em cascos de carvalho, torna-se macia ao paladar.
No próximo dia 22 de julho, decorre a 1º Gala em Direto, na RTP1.