Sociedade

Município de Aljezur lança campanha sobre o campismo e caravanismo selvagem consciente

 
Em comunicado, o município de Aljezur faz saber que, promoveu a colocação de 8 mini outdoors que replicam a campanha lançada pela Região de Turismo do Algarve sobre a rede de acolhimento ao autocaravanismo da região.

A mensagem pretende passar de forma positiva, fazendo um apelo à utilização dos espaços licenciados para o efeito que no caso do município de Aljezur, existem dois: o Parque de Campismo do Serrão em Aljezur e a recente Área de Serviço para Autocaravanas (ASA) “Francelho on Wheels” em Tramelo, Alfambras.
 
De acordo com a autarquia, estes outdoors foram estrategicamente colocados em locais de passagem para as praias e normalmente procurados para esta prática. Foi ainda lançado nas redes sociais do município, um pequeno vídeo que pretende demonstrar o impacto da prática indevida do campismo selvagem e autocaravanismo. «As imagens pretendem elucidar para o resultado destas práticas por pessoas mais “distraídas” e “menos cuidadosas” num bem comum; num Parque Natural que deveria ser merecedor de um tratamento diferente».
 
No mesmo comunicado, a autarquia sublinha que, «num momento em que foram conseguidos avanços importantes nesta matéria e na sua regulação, tais como o artigo 50.º do Código da Estrada e as tão ansiadas normas orientadoras para instalação das ASAS no território do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, importa cada vez mais sensibilizar e também demonstrar que existem alternativas para os amantes destas modalidades, que promovem e potenciam o respeito pelo meio natural», concluiu.