Economia

Olhão:Obras na Escola Nº5 avançam a bom ritmo. Concluído projeto para remodelação da Paula Nogueira

Escola Nº 5 em profundas obras de remodelação
Escola Nº 5 em profundas obras de remodelação  
O executivo municipal está apostado na requalificação das escolas do concelho, conforme «compromisso assumido para este mandato» e avançou ao Algarve Primeiro que, «as obras na Escola EB1 Nº5 estão a avançar a bom ritmo».

PUB
 
António Camacho adiantou ao nosso jornal que, «o concurso para a remodelação da EB 2,3 Paula Nogueira já está concluído, sendo possível que as obras ainda possam arrancar no final deste ano, no entanto, sabemos que é um processo demorado e que pode ocorrer um ou outro atraso, pelo que, entre o final deste ano e o início do próximo, estamos convencidos de que as obras poderão avançar».
 
Como soluções para dar resposta à qualidade educativa que se pretende e reduzir os incómodos aos alunos «estamos a planear que os alunos fiquem no recinto da escola durante o tempo das obras. Serão instalados em monoblocos climatizados, com todas as condições», garantiu o Vereador da Educação e do Ambiente.
 
EB 2/3 Paula Nogueira:
 
A obra da Escola Paula Nogueira é a que apresenta um orçamento mais elevado, «ronda os 4 milhões de euros, pelo que poderá demorar mais algum tempo até que o concurso possa ser viabilizado. Pensamos que ainda este mês, estaremos em condições de aprovar o projeto na Câmara e na Assembleia Municipal para depois seguir os trâmites normais. No mínimo precisaremos de mais seis meses para que se possa abrir o concurso, o que irá dar mais ou menos até ao final deste ano».
 
A Escola Nº5 entrou em obras em setembro de 2018 e, «se não houver atrasos que às vezes acontecem neste tipo de trabalhos de grande envergadura, acreditamos que, para o próximo ano, as obras estarão concluídas».
 
Lançamento da primeira pedra em setembro de 2018 (Nº5):
 
A possibilidade de canalizar os fundos comunitários para estas intervenções, faz com que a autarquia e a comunidade escolar encontrem as melhores respostas para que as obras sejam possíveis sem prejudicar o normal funcionamento das aulas.
 
Para o Vereador da Educação, «reunimos esforços para que se consiga conciliar a qualidade educativa com as intervenções urgentes que estamos a levar a cabo».
 
Refira-se que a EB 2.3 Paula Nogueira foi construída ainda antes do 25 de Abril e reclama obras há muito tempo, tal como a Nº5, de traça centenária era a que apresentava mais sinais de degradação.
 
Durante este período de intervenções, «a escola Nº5 terá obras de fundo, na medida em que passará a ter nove salas de aula, um novo edifício com refeitório, biblioteca, sala polivalente e sala multideficiência, para além de uma nova sala de Professores».
 
Ambos os projetos são cofinanciados em 60% pelo programa Algarve 2020.