Sociedade

Professores do 1º ciclo do Agrupamento Pinheiro e Rosa partilharam saberes na Ualg

 
No dia 12 de setembro, a Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve acolheu o "Encontro de Partilha de Práticas" entre docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.

 
As práticas apresentadas foram desenvolvidas, no ano letivo de 2018-2019, no âmbito do Projeto Erasmus+ Reaching the 'hard to reach': Inclusive responses to diversity through child-teacher dialogue/respostas inclusivas à diversidade através do diálogo professor-aluno (2017-2020), que o Agrupamento desenvolve em parceria com a Universidade do Algarve e com escolas e universidades de Espanha, Inglaterra, Áustria e Dinamarca.
 
Segundo avança comunicado do Agrupamento, "este projeto de investigação-ação colaborativa envolve professores das seis escolas do 1º Ciclo do Agrupamento e visa encontrar estratégias de participação e de aprendizagem de todas as crianças, particularmente aquelas que podem ser vistas como mais 'difíceis de alcançar'/'hard to reach'".
 
O projeto desenvolve-se entre pares/trios de professores e alunos investigadores, previamente formados para a observação das aulas dos colegas. Através deste processo incorporam-se as opiniões dos alunos na planificação e na avaliação das atividades letivas e potencia-se a inclusão de todos os alunos.
 
Os docentes partilharam assim diferentes formas com que operacionalizaram o modelo de Pesquisa Inclusiva, que envolve as vozes dos alunos de forma direta no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.