Em maio, o Moinho do Bengado, recuperado em 2005 pelo município de São Brás de Alportel, terá um programa de visitas interpretadas e projetos de voluntariado, podendo ser visitado mediante marcação prévia junto do Gabinete Municipal de Turismo.
É possível marcar para outras datas e horários mediante agendamento prévio, e através de acordos a estabelecer com agentes turísticos e entidades. O moinho integra também a estratégia de Educação Ambiental do município, coordenada pelo Serviço de Educação Ambiental, sediado na Quinta do Peral.
De acordo com a autarquia, durante este mês, o Moinho do Bengado está de portas abertas nas tardes de domingo, para acolher os visitantes, entre as 15h00 e as 18h00, sem necessidade de reserva prévia.
Às quartas e quintas-feiras, está aberto das 9h30 às 13h30, e das 14h00 às 17h00, respetivamente. O programa conta com um projeto de voluntariado, desenvolvido por um casal de moleiros holandeses, residentes na região, que partilham com os visitantes conhecimentos, segredos e a sua paixão pelos moinhos.
As visitas durante os dias de semana carecem de marcação prévia junto do Gabinete Municipal de Turismo, a funcionar no Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel ou através dos contactos: telf.: 289 840 210 / e-mail: turismo@cm-sbras.pt.
Construído em 1850, de tipo mediterrânico, fixo, construído em pedra e com forma cilíndrica e uma área de 42,50 m2, o Moinho do Bengado constitui um exemplo de moinho de cabresto, o mais antigo sistema de tração por meio de corda e recurso a marcos, para a rotação do tejadilho, em busca do melhor quadrante.