siga-nos | seja fã
PUB
 

Sífilis

Imprimir Partilhar por email
09-08-2013 - 16:43
Esta é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum e normalmente transmitida através do contacto sexual ou pelo beijo.
 
A infecção através de objectos contaminados é bastante rara, pois a bactéria morre em contacto com o ar. Um feto gerado por uma portadora de sífilis pode contrair a doença, condição denominada de sífilis congénita. 
 
Como sintomas, o primeiro estágio da sífilis é caracterizado por uma pequena lesão, que aparece na região de contágio, de três a seis semanas após a contração. 
 
Os fluidos oriundos dessa lesão são extremamente infecciosos. Num segundo estágio, que se manifesta cerca de seis semanas mais tarde, ocorre um repentino aparecimento de lesões. 
 
As úlceras doloridas desenvolvem-se na boca, assim como em várias regiões do corpo. São lesões em forma de pequenas protuberâncias, também altamente infecciosas que podem aparecer na região genital. 
 
Também as dores de cabeça, febre e inchaço das glândulas linfáticas são, algumas vezes, observados. Estes sintomas normalmente desaparecem de 3 a 12 semanas. 
 
A doença entra então no estágio latente sem apresentar sintomas externos, porém as inflamações podem instalar-se em órgãos internos. Este estágio latente pode durar de 20 à 30 dias. 
 
A droga mais usada no tratamento é a penicilina benzatina que é ministrada em duas injecções separadas por uma semana de intervalo. Quando se trata de neurosífilis, o antibiótico é ministrado três vezes por semana. 
 
Mais uma vez, o preservativo é uma alternativa para evitar o contágio. 
 
Linfogranuloma Venéreo: 
 
A doença é contraída, exclusivamente pela transmissão sexual, sendo baixa a incidência. Tem maior prevalência no grupo etário dos 15 aos 30 anos. 
 
O período de incubação varia entre 1 e 3 semanas. Manifesta-se com lesão inicial de tipo pustuloso, frequentemente despercebida. 
Em seguida, surge a adenopatia inguinal, conhecida como bubão, unilateral, que pode passar à fase supuractiva. 
 
Nas mulheres, pode faltar a adenite inguinal, mas é frequente o acometimento dos gânglios pararretais. Pode haver manifestações sistémicas tais como mal-estar, febre, anorexia, dor pélvica, etc. 
 
Donovanose: 
 
É causada pela Calymmatobacterium granulomatis e de transmissão sexual com um período de incubação de 8 a 30 dias, sendo mais frequente nas regiões tropicais. 
 
A sua maior incidência é no sexo masculino, preferencialmente em homossexuais e indivíduos de baixas condições sócio-económicas, sobretudo devido ás fracas condições de higiene. 
 
Na maioria dos casos, a lesão inicial localiza-se no prepúcio, sulco balanoprepucial, vulva ou vagina. Geralmente indolor, inicia-se por pápulas que coalescem e ulceram. Pode avolumar-se dando origem às formas "nodular" e "elefantiásica". 
 
Vaginose Bacteriana e Vulvovaginites: 
 
Pode ser classificada como infecciosa e não infecciosa (causa hormonal, agentes físicos e químicos, de contacto, etc.) Na forma infecciosa os agentes mais comuns são: Trichomonas vaginalis, Candida albicans, G. vaginalis, C. trachomatis, N. gonorrhoeae, sendo que, em cada faixa etária, tende a aparecer um tipo específico de Vulvovaginite. 
 
As vulvovaginites de causa hormonal aparecem principalmente na infância, senescência e em mulheres que tomam a pílula; as infecciosas são mais frequentes dos 15 aos 35 anos. 
 
Os sintomas podem manifestar-se através da secreção abundante, com ou sem odor característico, de consistência e cor variadas, prurido, edema, disúria. 
 
Nota: Entenda este artigo como um ponto de partida para estar mais atento a pequenos sinais, à necessidade de tomar medidas de precaução e de averiguar o melhor possível os comportamentos sexuais antes de iniciar uma relação com alguém. Em caso de algum destes sintomas, o médico deve ser o primeiro recurso.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Saúde mental e a importância das carícias emocionais



-

Psicólogos comprovam:cozinhar faz bem à saúde mental



-

O stress “faz” engordar



-

As crianças e jovens continuam a ingerir sal em excesso



-

Vamos cuidar da saúde oral!



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Bolo-rei gigante de Olhão foi este ano oferecido "por opção"

Bolo-rei gigante de Olhão foi este ano oferecido "por opção"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Uber e Re-food convidam motoristas e utilizadores a juntar-se a causa solidária

Uber e Re-food convidam motoristas e utilizadores a juntar-se a causa solidária

ver mais
 
Seis arguidos acusados pelo Ministério Público por burla que rendeu mais de 800 mil euros

Seis arguidos acusados pelo Ministério Público por burla que rendeu mais de 800 mil euros

ver mais
 
Terceira edição das "Estátuas Vivas no Natal" atraiu muitos visitantes a Lagoa

Terceira edição das "Estátuas Vivas no Natal" atraiu muitos visitantes a Lagoa

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio