siga-nos | seja fã
PUB
 

Descubra os segredos para ter mais saúde

Descubra os segredos para ter mais saúde
Imprimir Partilhar por email
15-10-2015 - 11:08
Nesta altura do ano, aumentam os problemas de saúde, em particular as gripes e constipações, as dores no corpo e outras patologias que reduzem a qualidade de vida.
 
O tempo de Outono parece acarretar naturalmente alguma “preguiça” e um aumento da necessidade de estar em casa e no sofá, pelo que se torna importante recordar que, caminhar dá saúde, tal como dormir bem e manter hábitos alimentares saudáveis são pontos a favor na prevenção da doença.
 
Assim, os especialistas alertam que, dormir oito horas por dia pode ser a base preventiva de muitas doenças, sobretudo porque o organismo precisa desse tempo para se fortalecer.
 
Segundo um estudo recente as pessoas que dormem oito horas por dia têm três vezes menos probabilidades de se constipar em comparação com as que dormem apenas sete horas. Isto porque o corpo precisa de tempo suficiente para repor os níveis de hormonas como o cortisol, conhecida como a hormona do stress, que podem ajudar a repelir infeções.
 
Cuidar da saúde digestiva é outro aspeto a ter em conta quando se pensa na prevenção de doenças, já que, de alguma forma metemos à boca parte do mundo exterior todos os dias. Nesse sentido, a especialista Jessica Migala dá conta da importância de cuidar do sistema digestivo através da toma de probióticos e alimentos fermentados que mantêm o organismo à prova de vírus.  
 
Na mesma sequência, é sabido que uma alimentação rica e variada é um contributo para reforçar o sistema imunitário. Apostar numa dieta colorida, onde façam parte as frutas e os legumes é uma garantia de que se está a fornecer elementos essenciais ao bem-estar e na prevenção de doenças. 
 
Segundo a nutricionista Nina Dougherty, quanto mais colorido é um prato mais saudável e nutritivo é. As pessoas que comem de forma colorida fortalecem o sistema imunitário e as células para que possam travar a batalha contra os germes e as bactérias. 
 
Um outro ponto crucial para o bem-estar físico e emocional assenta no convívio presencial. Há muito que os especialistas realçam a importância de sair com amigos para manter a saúde e prevenir por exemplo a depressão, razão pela qual se deve privilegiar as amizades e os contactos em presença como forma de manter a saúde.
 
Não esquecer que lavar as mãos frequentemente também assegura a prevenção de doenças. Ter esse cuidado antes das refeições, nas idas à casa de banho, antes e depois de cozinhar.
 
Ensinar desde cedo as crianças a importância de colocar a mão na boca antes de tossir, é uma garantia de que o farão ao longo da vida e que estão a evitar o contágio. Também é fundamental lavar as mãos com sabonete depois de tossir.
 
A meditação está cada vez mais na ordem do dia e, quando se fala na prevenção de doenças, esta assume um papel essencial.
 
As pessoas que meditam aliviam as dores nas costas, segundo uma investigação publicada na revista Plos One. 
 
Os especialistas recordam que, as pessoas que praticam yoga moderado durante duas horas fortaleciam o seu sistema imunitário e sentiam-se com mais energia depois de cada sessão.
 
A caminhada que tem vindo a reunir cada vez mais adeptos no nosso país, também constitui uma forma de prevenir um conjunto de doenças, para além de fomentar o convívio, o contacto com o ar livre e a luta contra o sedentarismo.
 
Caminhar cerca de 30 minutos por dia pode ser o “segredo” para prevenir a diabetes, para perder peso e manter-se em forma.
 
Também a dança tem vindo a ser defendida por muitos especialistas como uma “terapia” fundamental para o bem-estar físico e emocional. 
 
Para além de promover o exercício, aproxima as pessoas e preenche o lado emotivo através da música e da partilha de sensações em grupo.
 
Para finalizar e, apesar de estar menos calor, não descure a importância de beber água, já que este líquido é essencial ao bem-estar e, no caso das gripes e constipações, é um dos seus melhores aliados no combate à dor de garganta e ao alívio de muitos sintomas.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Saúde mental e a importância das carícias emocionais



-

Psicólogos comprovam:cozinhar faz bem à saúde mental



-

O stress “faz” engordar



-

As crianças e jovens continuam a ingerir sal em excesso



-

Vamos cuidar da saúde oral!



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Bolo-rei gigante de Olhão foi este ano oferecido "por opção"

Bolo-rei gigante de Olhão foi este ano oferecido "por opção"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Terceira edição das "Estátuas Vivas no Natal" atraiu muitos visitantes a Lagoa

Terceira edição das "Estátuas Vivas no Natal" atraiu muitos visitantes a Lagoa

ver mais
 
Portimonense perde em Alvalade

Portimonense perde em Alvalade

ver mais
 
PCP preocupado relativamente à atribuição de recursos para as Casas de Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo na região

PCP preocupado relativamente à atribuição de recursos para as Casas de Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo na região

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio