Sociedade

Município de Silves instala 30 oleões “inteligentes” nas freguesias do concelho

 
Numa iniciativa integrada na campanha "Lixo Zero, Ambiente 100", o município de Silves promoveu a instalação de três dezenas de oleões para recolha de óleo alimentar usado (OAU) em todas as freguesias do concelho.

Em comunicado, a edilidade adianta que, os oleões estão equipados com o Sistema de Sensorização Simples Smart (S+), ligada a rede móvel, que permite a monitorização em tempo real do seu estado de enchimento e a contabilização do número de deposições inseridas, facilitando a gestão de rotas e a recolha deste tipo de resíduos.
 
Refere a mesma publicação que, o Sistema Simples Smart (S+) apresenta-se, por outro lado, com um sistema de última geração bastante versátil que permite, também, a interação com os utilizadores/munícipes através do recurso à aplicação móvel RENO app (acessível através do QR code existente no oleão ou em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.reno.twa).
 
Com a utilização desta aplicação móvel os munícipes, para além de terem acesso à partilha de informação da quantidade de OAU corretamente encaminhada pelo utilizador, poderão, ainda, consultar a localização dos oleões mais próximos, aceder a campanhas de incentivo às boas práticas de reciclagem, entre outras funcionalidades.
 
 
A autarquia acrescenta ainda que, para utilização destes oleões e correta reciclagem deste resíduo, deverão ser garantidos alguns procedimentos, nomeadamente: deixar arrefecer o azeite ou óleo alimentar doméstico e vertê-lo para dentro de uma garrafa de plástico limpa. Quando cheia, a garrafa deverá ser devidamente fechada (por forma a não verter) e depositada no oleão. O cumprimento deste procedimento é bastante importante atendendo a que não deverão ser vertidos resíduos diretamente para o coletor, nem depositados quaisquer outros tipos de resíduos como margarina, manteiga, óleo de motor e óleo lubrificante.
 
Após recolha do óleo doméstico usado depositado nos oleões, o mesmo será transformado em biodiesel, sabão e outros produtos. Todo este processo permite contribuir para a promoção da separação de resíduos domésticos e, consequente, recolha seletiva, assim como para a redução de CO2e melhoria da sustentabilidade ambiental, frisa a mesma fonte.
 
“Trata-se de mais uma aposta do município de Silves, integrada na campanha Lixo Zero Ambiente 100, desta feita com recurso a tecnologia de última geração, em que a interação do cidadão contribui para a evolução do conceito Smart Cities, e que permitirá a monitorização e a recolha em tempo real deste tipo de resíduos. Esta ação vem juntar-se a muitas outras medidas levadas a efeito pela autarquia – como a implementação de soluções com vista à redução de consumos de água e melhoria da eficiência energética; campanhas de sensibilização ambiental, consumo sustentável, separação de resíduos, reutilização de produtos e compostagem doméstica e comunitária, entre outras”, refere Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, acrescentando que “estas medidas pretendem ser um forte contributo para o cumprimento das metas traçadas internacionalmente ao nível de aplicação de políticas ativas no que toca à defesa dos valores ambientais; promoção da sustentabilidade e redução da pegada ecológica e que permitirão colocar o concelho de Silves no pelotão da frente das boas práticas”.