Sociedade

Municípios algarvios decidem não realizar festas de fim de ano

 
Os autarcas consideram não estar reunidas as condições para permitir a realização de espetáculos na passagem de ano.

Em comunicado a AMAL avança que no contexto de pandemia que atualmente se vive, e atendendo à recente evolução epidemiológica, os Municípios do Algarve deliberaram, na reunião do Conselho que se realizou hoje, na Câmara Municipal de São Brás de Alportel, não realizar os espetáculos e festas de passagem de ano nos concelhos da região. 
 
A AMAL sublinha que mesmo que estas iniciativas fossem de realização ao ar livre, teriam que obedecer a um conjunto de orientações da DGS que os autarcas afirmam «não haver condições para serem cumpridas, uma vez que implicam uma grande concentração de pessoas». 
 
Quanto ao fogo de artifício, alguns autarcas irão manter essa tradição, sendo que outros decidiram não avançar uma vez que podem promover aglomeração de pessoas. Por esta razão também foram canceladas várias iniciativas que integravam a programação de Natal.
 
Reconhecendo de que esta decisão poderá trazer constrangimentos aos empresários e comerciantes da região, os autarcas entendem que, nesta altura, «o foco deverá estar centrado na proteção da saúde e bem-estar da população do Algarve», razão pela qual a Comunidade Intermunicipal do Algarve apela para que continuem a ser cumpridas as recomendações da Direção-Geral da Saúde.