Doença de Alzheimer – os primeiros sinais de alerta

 
O médico é o especialista apto para proceder a um diagnóstico, ainda assim, cabe aos familiares e cuidadores a capacidade de detetar alguns sinais de demência.

 
O médico é o especialista apto para proceder a um diagnóstico, ainda assim, cabe aos familiares e cuidadores a capacidade de detetar alguns sinais de demência ou doença de Alzheimer, sobretudo nas pessoas com mais idade ou que apresentem alterações comportamentais. 
 
Para tal, consulte esta lista disponibilizada pelo site Contioutra.com que tem em vista facilitar a tarefa e permitir um apoio atempado a quem mais necessita.
 
É de ter em conta que, a doença de Alzheimer e a demência só são diagnosticadas quando o relatório médico determinar que existem duas ou mais funções do cérebro afetadas como, por exemplo, a memória e a capacidade de comunicação. Contudo, se detetar que a pessoa que está a seu cargo apresenta algum destes sinais de alerta, é preciso contactar o seu médico de família imediatamente para fazer um exame mais detalhado.
 
Segundo uma publicação no Contioutra.com, no seu espaço de psicologia e comportamento, a demência e a doença de Alzheimer são desordens que afetam o correto funcionamento do cérebro e provocam uma deterioração lenta e progressiva de diversas funções do conhecimento. Dos mais importantes, destacam-se estes 10 pontos:
 
1. Esquecimento e perda de memória
 
Dos vários sintomas que a doença de Alzheimer apresenta, um dos mais comuns é a perda de memória. No entanto, se a pessoa idosa não se recordar onde colocou os seus sapatos, isso não quer dizer que sofra de Alzheimer ou de demência. Qualquer pessoa pode, por vezes, esquecer os detalhes de uma conversa, isso faz parte do processo natural de envelhecimento. 
 
Porém, o que não é normal, é esquecer-se de uma conversa inteira quando ela teve lugar há momentos atrás. A doença de Alzheimer e a demência são perturbações que afetam, em primeiro lugar, a memória de curto prazo, o que significa que a pessoa afetada se esquece de toda a informação recente que aprendeu. Por outro lado, também existe uma enorme dificuldade em fixar datas, aniversários ou outros eventos importantes. As pessoas afetadas estão constantemente a fazer as mesmas perguntas e, muitas vezes, esquecem por completo os rostos dos amigos e dos familiares mais próximos.
 
2. Falta de concentração e confusão
 
Ficar confuso sobre os tempos e os lugares é um sinal de demência e da doença de Alzheimer. Geralmente, as pessoas afetadas têm muitas dificuldades de concentração e demoram mais tempo a tomar medidas e decisões. Como consequência dessa situação, esquecem-se frequentemente do local onde se encontram e de como lá foram parar. Têm muitas dificuldades em perceber e distinguir um evento passado de um presente ou de um futuro, pois não conseguem ter a noção e a consciência do espaço e do tempo em que vivem.
 
3. Perder as coisas e trocar-lhes o lugar
 
Uma pessoa que sofre deste tipo de desordens pode colocar as coisas em locais incomuns. Por exemplo, pôr as chaves de casa fora do seu local habitual pode acontecer a qualquer um, mas colocá-las no interior do forno na cozinha pode ser um dos sintomas da doença de Alzheimer. Um paciente com demência ou Alzheimer pode perder um objeto e ser incapaz de refazer os passos dados para o tentar encontrar. Também é muito comum acusarem outras pessoas de roubo quando determinados objetos estão perdidos ou fora do seu local habitual.
 
4. Dificuldade em realizar tarefas familiares
 
Uma pessoa que sofre de demência ou da doença de Alzheimer tem muitas dificuldades na realização das tarefas mais básicas do dia-a-dia, como cuidar da sua higiene pessoal, saber que roupa vestir ou que alimentação seguir. As pessoas podem ter problemas em lembrar-se de como conduzir um automóvel, como cozinhar o seu prato favorito ou como jogar às cartas. Podem começar a confiar mais no cônjuge ou num membro da família para fazer as coisas por eles.
 
5. Problemas de fala e de linguagem
 
A repetição frequente de palavras, frases, perguntas ou atividades é uma característica da demência e da doença de Alzheimer. Uma pessoa que sofre destas perturbações tem muita dificuldade em se lembrar do nome correto das coisas e da maneira como elas são apelidadas. Por exemplo, é normal utilizarem expressões como “aquelas coisas de ver” quando se querem referir aos óculos ou “aquilo que dá música” quando falam do rádio.
 
6. A não resolução de exercícios simples de matemática
 
Quando as pessoas estão num estágio inicial de demência e da doença de Alzheimer podem ter muitas dificuldades em trabalhar com números e não conseguem resolver exercícios simples de matemática. Podem existir muitos problemas na realização de operações bancárias e no pagamento de contas e de prestações. Além da matemática, a doença de Alzheimer também pode agravar os problemas de visão de uma pessoa, nomeadamente a perceção de profundidade e de distância e a nitidez das cores.
 
7. Incapacidade de julgar corretamente
 
Uma pessoa que sofre de demência ou da doença de Alzheimer tem tendência a tomar decisões menos racionais. No entanto, isso não significa que uma pessoa que tenha seguido determinadas opções erradas sofra necessariamente destas perturbações. A incapacidade de julgar corretamente é visível quando alguém ponderado começa a decidir de uma forma mais impetuosa e radical. Por norma, as primeiras mudanças que ocorrem no julgamento de uma pessoa estão relacionadas com a má gestão das suas próprias finanças.
 
8. Mudanças de personalidade e de humor
 
As pessoas que sofrem da doença de Alzheimer ou de demência podem apresentar mudanças repentinas de personalidade e fortes alterações de humor. Podem ficar com medo, desconfiadas, deprimidas, com medo e até ansiosas. Uma pessoa autoconfiante pode tornar-se hesitante e tímida e rejeitar qualquer tipo de interação social. Elas podem ficar aborrecidas ao sair de casa, pois sentem-se fora da sua zona de conforto.
 
9. Alterações na higiene pessoal e na limpeza da casa
 
A súbita falta de atenção para a higiene pessoal e o descuido nas limpezas gerais da casa podem ser um dos sinais de aviso mais evidentes da doença de Alzheimer ou de demência. Todos os pacientes que sofrem destas desordens têm tendência para serem desleixados com a sua aparência e higiene, e esquecem-se, na maioria das vezes, de escovar os dentes, cortar as unhas, tomar banho e até utilizar a casa de banho para a realização das suas necessidades. As atividades de limpeza de uma casa também ficam comprometidas, uma vez que não existe qualquer tipo de interesse na sua realização.
 
10. O afastar-se de amigos ou de familiares próximos
 
De uma forma geral, as pessoas esquecem-se e afastam-se de amigos ou familiares próximos e de todo o tipo de atividades que faziam em conjunto. Mais do que chamar a atenção para as falhas de memória ou para as dificuldades de comunicação, as pessoas afetadas evitam qualquer tipo de interação e convívio social. Ficam embaraçadas e constrangidas quando estão na presença de outras pessoas, especialmente quando têm de comunicar ou realizar algum tipo de tarefa social. Este é um dos sinais de aviso de uma depressão que conduz à solidão e ao afastamento da vida social.