Cãibras

As cãibras são um problema recorrente e, para muitos especialistas, representam um desequilíbrio de nutrientes no organismo.

 
A cãibra caracteriza-se por uma dor intensa, que parece uma fisgada, surge de forma inesperada e em qualquer situação.
 
Existe uma contração dolorosa e involuntária dos músculos, pelo que, a cãibra é um problema comum que apesar de não sinalizar nenhuma doença grave, funciona como um termómetro que mede o equilíbrio de água e nutrientes no nosso organismo. 
Para prevenir o incómodo, devem usar-se medidas simples como alongamentos e uma dieta equilibrada, no entanto, podem conhecer-se mais sinais associados ás cãibras.
 
Descrição: 
 
A cãibra é uma contração parcialmente involuntária dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimos cãibra, o nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor a água e os sais minerais, como potássio e sódio, nessa região. 
 
A sua incidência é comum durante ou após a prática de exercícios físicos, após muitas horas em pé e também na sexualidade devido ao esforço muscular envolvido.
 
A Cãibra não é uma doença, mas sim um problema que, não sendo grave, provoca desconforto, dor e uma forte contração local.
 
Embora possa acontecer noutras partes do corpo, a cãibra atinge mais os dedos e toda a superfície dos pés e  panturrilha em função do desgaste maior que estas áreas sofrem. 
 
A explicação deve-se ao facto de se tratar de áreas onde ocorrem mais movimentos e, consequentemente, uma maior perda de nutrientes.
 
Tratamento:
 
O melhor tratamento para a cãibra é alongar a área no momento  da contração, sendo o mesmo procedimento antes de iniciar um exercício físico.
Esta prática estimula a circulação no local e promove a irrigação das veias e a reposição dos nutrientes perdidos, acabando com a dor. 
 
Alongar os dedos facilita a descontração dos músculos envolvidos na cãibra, bem como permite a entrada dos nutrientes nas áreas que estão em déficit.
 
É de realçar que, quando as cãibras se tornam frequentes e contínuas, é melhor procurar a orientação de  um ortopedista e de um fisiologista, pois, o problema pode estar relacionado com erros de postura ou articulação.
 
Cuidados que ajudam a evitar a dor:
 
A cãibra está directamente ligada aos nossos hábitos de vida e é por isso que medidas simples conseguem diminuir a frequência do problema.
 
Uma alimentação equilibrada combinada com a prática regular de exercício físico são perfeitos aliados para diminuir o problema.
 
- Usar calçado adequado e confortável para práticas desportivas ou para quem permanece muito tempo em pé;
 
-Manter uma dieta equilibrada com as vitaminas e sais minerais necessários para a saúde;
 
- Beber muita água; 
 
-Fazer alongamentos e exercícios de aquecimento sempre que praticar exercícios físicos e antes e depois da rotina pesada do dia a dia. 
 
-Procurar ajuda médica se as dores persistirem por muito tempo; 
 
-Respeitar o seu limite físico para não causar dores por exaustão; 
 
-Evitar alimentos e bebidas diuréticas para amenizar a perda de nutrientes;
 
Nota: Este artigo é meramente informativo e um ponto de partida para pedir ajuda médica especializada em caso de necessidade ou prevalância dos sintomas.